Fotógrafos da moda – Patrick Demachelier

Que tal a gente começar uma tag nova em que trarei pra vocês alguns dos grandes fotógrafos de moda? A gente vive vendo editoriais maravilhosos mas quase nunca sabemos quem são os grandes responsáveis por aquelas fotografias.

Começaremos, portanto, com Patrick Demachelier. Fiz um trabalho da pós com ele esse ano e por isso já tenho um bom conhecimento do seu trabalho, nada melhor do que a gente se envolver nas lindas fotografias deste grande fotógrafo!

Vogue Russia – Dezembro de 2011

O francês Patrick Demarchelier tem uma história com as fotografias de moda que já contabiliza mais de 30 anos. Foi no seu aniversário de 17 anos que o fotógrafo teve seu primeiro contato com as fotografias. Demachelier ganhou de seu padrasto uma câmera Kodak e, então, descobriu sua mais nova paixão. Sua carreira começou em Le Havre, na França, fotografando casamentos e fazendo retoques de fotos de passaporte, segundo o site da Vogue.

Vogue – Novembro de 2011

Sua história com a fotografia de moda começou quando ele passou a ser assistente do fotógrafo Hans Feurer, responsável por diversos trabalhos na Vogue britânica entre os anos de 1960 e 1970. Durante algum tempo, atuou como freelancer em Paris, realizando trabalhos para revistas como Elle, Marie Clarie e 20 ans, conforme cita o site FFW.

Fotografia artística sobre diamantes – Fevereiro de 2000

No ano de 1972, convidado pelo diretor editorial da Condé Nast, Alexander Liberman, Demarchelier fez suas primeiras imagens em Nova Iorque para a revista Glamour e, em 1974, fotografa para a Vogue. Segundo o site da Vogue, em pouco tempo, Demarchelier estava fotografando as modelos mais conceituadas da época, como Rosie Vela e Lisa Taylor. Já no final dos anos 80, ele já era um dos mais importantes fotógrafos da época, clicando todas as super top models como Cindy Crawford, Linda Evangelista, Christy Turlington, Naomi Campbell, e Shalom Harlow.

Vogue Brasil – Julho de 2011

Foi em 1989 que Demarchelier se tornou um fotógrafo mundialmente reconhecido. Por causa de seus trabalhos para a Vogue britânica, a princesa Diana se encantou pelas suas fotografias e o chamou para fotografa-la juntamente com seus filhos, William e Harry, se tornando, desta forma, o primeiro não britânico a fotografar oficialmente a família real.

Campanha Chanel nº5 – 2005

Na década de 90, as colaborações para as revistas Vogue e Haper’s Baazar passaram a ser frequentes e, em 2004, Demarchelier assinou um contrato de exclusividade com a Condé Nast, segundo o FFW. Entre seus trabalhos inclui diversas campanhas publicitárias para as mais diversas marcas, entre elas Louis Vuitton, Yves Saint Laurent e Dior.

W – Dezembro de 2010

Como características de suas fotografias, observa-se em seus trabalhos uma predominância de imagens em preto e branco, com cenários mais neutros e com uma iluminação marcante, como podemos observar nas imagens deste post.

Vogue Britânica – Março de 2009

Gostaram? Se quiserem saber mais e conferir mais fotografias é só entrar no site de Demachelier, lá vocês encontraram todo o arquivo de fotografias do artista!

Por Daniela Brisola

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s