O bafafá da Forever 21

Já faz um tempo que não venho aqui, para vocês terem uma ideia a última vez que fiz uma postagem ainda nem tinha começado a primavera e agora já estamos quase no fim do verão. Depois de praticamente duas estações estou de volta. Poderia escrever um texto apenas me justificando, mas é mais fácil resumir dizendo que estava em uma grande correria, sem estímulos e criatividade para escrever por aqui. E aí, neste final de semana tranquilo, e um assunto tão perturbador me fizeram querer abrir o wordpress e colocar algumas palavras nesta tela.

Todo mundo já deve saber que a loja mais deseja da gringa aportou no Brasil exatamente hoje. A Forever 21 abriu suas portas para o público no Morumbi Shopping e São Paulo e causou um alvoroço nunca antes visto. Aliás, desde o surgimento de tapumes em shoppings avisando da chegada da loja que eu percebo uma ansiedade sem igual.

Claro, totalmente justificável. Para quem já conhecia a loja, sabe como ela faz peças desejos com preços tão baixos e não é sem motivos que a mulherada fica enlouquecida. Nesta semana, vimos uma notícia atrás da outra contanto que a loja traria para o Brasil peças com preços adequados à sua política. O que, diga-se de passagem, é quase um milagre com a quantidade de impostos que o país impõe nas mercadorias importadas.

Mesmo assim, jamais imaginaria cenas como as que podemos observar quando buscamos #Forever21Brasil no Instagram:

2500 pessoas dentro da loja
Filas e mais filas

Para quem chegou às 5h30 (isso mesmo, teve gente que madrugou para garantir a entrada na loja) a recompensa foram os brindes: garrafa d’água estilizada, chinelo da marca e uma sacola também da Forever 21. Teve gente que ficou mais de cinco horas na fila que saia do prédio do Morumbi Shopping e ia até a rua, como podemos ver na foto divulgado pelo Facebook do shopping:

Consigo até entender quem fica em filas para conseguir alguma boa promoção ou até uma coleção cápsula de alguma loja de departamento. Agora passar mais de cinco horas de um sábado ensolarada e quente em um fila de loja que estará ali por muitos e muitos anos?

Chegamos a um estágio de consumo desenfreado, de desejo sem limites. O prazer em ser uma das primeiras a visitar a nova loja e garantir peças por um bom preço causa isso. Fico pensando se isso é normal ou se estamos tão envolvidos neste “capitalismo selvagem” que deixamos de desfrutar o que a vida nos oferece de bom para passar um sábado em uma fila.

Claro que a vinda da Forever 21 é ótima para o Brasil e para o aumento inacreditável dos preços. É bem provável que impulsione as outras redes a pisarem no freio e trazerem preços mais competitivos. Mas isso pode ser assunto para outra conversa.

E você? Passaria o sábado em uma fila só para poder entrar na loja?

Por Daniela Brisola

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s