6 dicas de produtividade

Foto: Reprodução/ Pixabay
Foto: Reprodução/ Pixabay

Sei que tenho falado muito sobre isso aqui, mas é o que tem me movido nos últimos dias: produtividade e maneiras de fazer o dia render mais. Sabe aquela sensação de chegar de noite e você dizer para si mesma: dever cumprido! Pois é, é isso que tenho sentido nos últimos dias, mais precisamente desde que implantei o GTD na minha vida.

Tenho feito muitas coisas, tratado as minhas tarefas de uma maneira muito diferente. Dificilmente deixo as coisas para depois quando sei que posso realizar naquele momento. E isso tem me deixado muito mais leve e feliz. Por isso, quero compartilhar algumas dicas para você. Encarem esse post como um complemento do passado, porque é isso mesmo que ele é. Seguem as dicas então:

1. Esquecer o Facebook

Não sei vocês, mas o lugar que eu mais desperdiço tempo na minha vida é com o Facebook. É muito fácil a gente entrar nele só para dar uma conferidinha em algo e passar horas e horas por lá, lendo e vendo coisas que muitas vezes não mudam em nada a nossa vida.

Eu tenho alguns sites e blogs que acabo só acompanhando por lá, para não perder o costume de ler as postagens, pretendo criar uma listinha e sempre que tiver um tempinho, acessarei esses sites que mais curto.

Já andei até pensando em fechar meu Facebook, mas, querendo ou não, ele tem a sua utilidade e acho que ainda vale a pena mantê-la. A questão é apenas me controlar e só entrar bem de vez em quando mesmo, algo em torno de uma vez por dia e só para olhar o que realmente importa, como mensagens e notificações.

2. Traçar listas dos afazeres diários

Coloque algumas metas para você. Liste o que você tem e quer fazer em tal dia, isso ajuda a não perder o foco e você sempre sabe qual vai ser a sua próxima tarefa e quantos itens ainda faltam para acabar seu dia.

O método GTD é um pouco contra essas listas, mas o que eu faço é olhar a minha lista de próximas ações e selecionar as que eu realmente preciso realizar no dia de hoje. A partir daí trabalho nelas, se sobrar um tempinho, vou para as outras ações que ainda me restam. Eu também tenho sempre uma tarefa ao menos para cada projeto meu, isso ajuda a não deixá-los parado, mesmo que, às vezes, andando bem devagar.

Para me ajudar a ter controle e ainda observar a minha produtividade diária, uso o Todoist. Ele é um ótimo sistema para fazer listas. Além de podermos usar no PC, ele tem aplicativos gratuitos tanto para Android quanto para a Apple e extensões para o Chrome e Firefox. Se não bastasse isso, ele tem um sistema chamado Karma que pontua a sua produtividade (por eu ser competitiva quero sempre fazer mais pontos, o que ajuda a melhorar minha produtividade).

Foto: Reprodução/ Pinterest
Foto: Reprodução/ Pinterest

3. Diminuir grandes tarefas em tarefas menores

Essa é uma das grandes dicas do GTD e que funciona demais. Tem tarefas que parecem impossíveis de se tornarem pequenas e sempre quando pensamos nela, sabemos que gastaremos um tempão nela. Isso nos desanima e faz com que deixemos ela sempre para depois.

Mas, acredite, sempre é possível diminuir grandes tarefas em tarefas menores. Por exemplo: arrumar o quarto é algo amplo e que demanda muito tempo, mas se você fizer uma tarefa apenas para arrumar o armário, isso já diminui bem o tempo que você gastará. E se você, mesmo assim achar que ainda vai gastar muito tempo arrumando o armário, indique a tarefa de arrumar a gaveta de blusas, isso com certeza tomará bem menos tempo do que ter que arrumar o armário inteiro ou o quarto inteiro.

Isso é perfeito para otimizar seu dia e ajuda bastante na dica que darei a seguir.

4. Aproveitar qualquer tempinho entre um compromisso e outro

Essa foi uma semana atípica para mim. Normalmente não tenho muitos compromissos (daqueles com dia e hora agendados e que não tem como adiar ou cancelar), mas essa semana tive compromissos todos os dias e às vezes mais que um no mesmo dia. Isso complica porque deixa nossos dias “picados” e os tempos entre um compromisso e outro acabam sendo perdidos porque sempre achamos que não dá para fazer nada naquele período.

Mas, se você tiver tarefas pequenas e rápidas, fica muito mais fácil encaixar nesses períodos e aproveitar qualquer 15 minutos para realizar algo útil (ao invés de ficar no Facebook, por exemplo). É isso que faz com que a nossa produtividade seja mais efetiva e que consigamos realizar mais tarefas, em menos tempo.

Foto: Reprodução/ Google
Foto: Reprodução/ Google

5. Concentrar-se ao máximo

Foco é a chave para a produtividade. Esqueça tudo enquanto estiver realizando uma tarefa. Se distraia o mínimo possível. O que tenho feito é fechar tudo o que possa me distrair, como deixar e-mail aberto no navegador, sites de notícias, etc.

Isso ajuda a terminarmos a tarefa muito mais rápido. Se quiser se permitir alguns momentos de distração, faça isso apenas quando terminar uma tarefa e for começar outra, mas nada de entrar no Facebook enh, apenas cheque seu e-mail ou algo que não te roube muito tempo. Estabeleça uns minutinhos para isso e cumpra!

6. Entender os seus limites

É importantíssimo que a gente saiba quanto tempo conseguimos ficar concentrados fazendo algo e quanto tempo nossa mente aguenta de produtividade. Não adianta você estabelecer que irá cumprir 20 tarefas em um dia, se a sua mente aguentar apenas 10.

Entender o nosso limite ajuda a gente estabelecer apenas o que poderemos cumprir e isso também ajuda a gente não se distrair pensando em como faremos para cumprir aquelas tarefas que ainda estão pendentes às 18h.

Dê ao seu corpo momentos de descanso, isso é fundamental principalmente se você trabalha em casa e costuma não ter limites. Faça pausas, estique as pernas, tome água, converse com alguém, isso ajuda a refrescar nossa mente e, quando voltamos ao trabalho, somos mais eficientes.

Ando falando demais ultimamente. É para vocês terem noção do meu nível de amor pelo GTD e por assuntos ligados à produtividade/organização.

Qual dica você nos dá para sermos mais produtivos?

 

Deixe uma resposta

