Especialização ou mestrado: qual escolher? {Parte 1}

Esse post é dedicado a você que acabou de concluir a graduação e está pensando qual será o próximo passo da sua formação. Também é feito para aquelas pessoas que querem voltar à estudar mas não sabem se é melhor fazer uma especialização ou um mestrado. Dividirei em três partes para ficar bem detalhado e explicadinho. Este é o primeiro post da série, em breve divulgarei os próximos.

Foto: Reprodução / Stokpic
Foto: Reprodução / Stokpic

Tanto o mestrado quanto a especialização são pós-graduações, ou seja, são “cursos” a serem feitos depois de se graduar (há a obrigatoriedade de ter um diploma de graduação para cursar qualquer uma das pós-graduações). Primeiro, é muito importante que você entenda as diferenças entre essas pós-graduações, cada uma tem uma intenção específica e com cada uma você vai desenvolver melhor uma área de seu conhecimento. Na especialização você vai sair com o título de especialista pós-graduado e no mestrado você sairá com o título de mestre (também pós-graduado).

Você pode escolher fazer os dois, já que cada um te acrescentará algo diferente, mas se você quer escolher, sugiro fazer a pergunta: sou mais ou profissional ou acadêmico? Se responder ser mais profissional, sem dúvidas a especialização é a mais indicada para você. Já se a resposta for ser mais acadêmico, o seu caminho é o mestrado.

Outra questão, bem rasa, mas que pode te ajudar na escolha, é se perguntar se gosta de escrever. O mestrado vai te exigir muito da habilidade da escrita, por isso, se isso não for algo que você goste de fazer, talvez seja melhor você optar pela especialização (que também vai exigir que você escreva, mas com bem menos frequência).

Está um pouco confuso para entender? Vou detalhar nessa série de posts todas as vantagens e desvantagens das pós-graduações. Também vou explicar como cada uma funciona e o que elas exigirão de você. Acho que após os posts você conseguirá fazer uma escolha mais segura e acertada. Vamos ver primeiro o que é a especialização?

Especialização

A especialização é uma categoria da pós-graduação chamada latu sensu. Sua intenção principal é aperfeiçoar o profissional, por isso, ela costuma ser bastante prática e específica, já que você se transformará em um especialista naquele assunto. Por exemplo: você cursou administração e quer trabalhar na área de administração pública. Pronto, você já sabe qual especialização fazer: Administração Pública.

As especialização são pagas e tem um preço que varia bastante (entre R$ 200 e R$ 1000 mais ou menos), por isso, vale a pena pesquisar bastante antes de se inscrever e buscar pelo melhor custo benefício. Há hoje uma enorme gama de instituições que oferecem o curso de especialização seja presencial, à distância ou semipresencial.

Em todos esses tipos de especialização há ótimas instituições e outras que vão simplesmente te oferecer um certificado. Por isso, é importante ficar atento e fazer uma boa pesquisa antes de se inscrever. Normalmente, para esse tipo de pós-graduação não há a necessidade de fazer prova. A maioria das seleções é feita por análise de currículo e/ou entrevista. Nas instituições mais concorridas, como a USP, em algumas especializações há a necessidade de fazer prova.

O MBA (Master Bussiness Administration) é um tipo de especialização voltado para a área de administração empresarial. Aqui no Brasil, diferente de outros países, o MBA dá ao seu concluinte apenas o certificado de pós-graduado latu sensu e não de mestre.

O processo de aprovação das especializações é bastante variado, mas na maioria das vezes você têm que ser aprovado em todas as disciplinas e apresentar uma monografia. Como já dito antes, na especialização você terá muitas aulas, já que a intenção é te transformar em um profissional melhor. Por isso, você terá disciplinas variadas que vão te aprimorar no tema central do curso.

Essas aulas, nas especializações presenciais, podem ser dadas apenas uma vez na semana (sábado o dia inteiro), duas vezes na semana (sexta e sábado, terça e quinta, etc), como também pode ocorrer de ter aulas a cada 15 dias (uma sexta e sábado sim e outros não) ou até mesmo uma vez no mês (sexta, sábado e domingo, normalmente). A duração do curso varia conforme a carga horária semanal, mas dura entre 1 a 2 anos.

Ao final da especialização você será um expert sobre o assunto estudado e estará apto a desenvolver atividades ligadas àquela área. Vale muito a pena para as pessoas que querem se tornar profissionais melhores em suas áreas (inclusive, há empresas que incentivam seus funcionários a fazer especialização) e ter um título de especialista conta bastante no currículo. Por isso, se essa for sua intenção, pode apostar na especialização latu sensu.

Dica: pesquise, pesquise e pesquise. Hoje há muitas instituições particulares que estão apenas afim do seu dinheiro, por isso, pesquise o corpo docente, a reputação da instituição, fale com alunos que já fizeram – não faça a escolha apenas pelo preço.

Dica 2: veja em qual turma está a especialização e evite ser a primeira turma do curso. As primeiras turmas são sempre uma confusão, não sabem ao certo como o curso funcionará, os professores ainda são incertos, assim como as matérias dadas.

Dica 3: busque instituições diferentes da que você gradual, mas pegue sempre um nível acima. Eu fui de uma instituição pública para uma privada na minha especialização e posso garantir que perdi muito com isso. Não aprendi muita coisa na especialização que eu já não soubesse e o nível de exigência era bem mais baixo do que na minha graduação.

Espero que vocês tenham gostado desse post e tenha sido esclarecer!

Qualquer dúvida, deixe aí nos comentários que tentarei esclarecer com as minhas experiências na pós-graduação.

 

Um comentário sobre “Especialização ou mestrado: qual escolher? {Parte 1}

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s