Organizando o mês: dicas para aumentar a sua produtividade

Foto: Reprodução/ A whole lot of Tiny
Foto: Reprodução/ A whole lot of Tiny

Desde o mês passado resolvi que tiraria um tempo do meu dia para organizar o mês seguinte. Juntamente com a revisão semanal, organizar o mês é algo que tem me ajudado a cumprir metas e aumentar a produtividade. Como já passei por um mês de “teste”, acho que já posso compartilhar com vocês algumas dicas que apliquei e outras que aprendi.

  • Crie metas: uma meta mensal é um pouco mais ampla e abrangente que uma meta semanal. Essas metas servirão como guias para você apontar o que poderá realizar na próxima semana quando fizer a revisão semanal.
  • Nunca estipule mais do que você pode cumprir: ter noção de um mês tem apenas 30 dias é importante. Não estipule mais do que você possa cumprir porque isso irá te desapontar e, ao invés de ajudar, irá atrapalhar sua produtividade, já que ficará pensando nas coisas que não consegue fazer.
  •  Relembre seus compromissos e confira se estão na agenda: é muito importante manter a agenda atualizada e esse é um bom momento para você revisá-la e marcar os compromissos que ainda não estão lá. Também é legal que, ao olhar mensalmente, você tem uma dimensão melhor dos seus compromissos e do seu tempo no próximo mês.
  • Estipule números para os seus objetivos: colocar que você quer escrever X páginas no mês é muito mais palpável do que colocar que você quer escrever. E isso vale para qualquer objetivo, como polpar dinheiro, ler livros, fazer posts, etc.
  • Não valorize apenas um lado da sua vida: não estabeleça apenas metas profissionais. Esse é o momento de você pensar nos seus sonhos e objetivos a longo prazo e estabelecer algumas metas para eles. Priorize todas as vertentes da sua vida: família, amigos, casa, trabalho, estudos; pense em tudo e trace metas para todos. Isso irá ajudar a diversificar sua vida e a fazer todos os seus projetos, sejam eles pessoais ou profissionais, andarem.
  • Olhe semanalmente: de nada adianta você fazer um super planejamento e ele ficar esquecido até o mês que vem. Olhe no mínimo toda semana e vá anotando como as semanas foram andando e se elas estão caminhando segundo aquilo que você traçou. Surpresas e imprevistos sempre acontecem, mas tente gastar a maior parte do seu dia para cumprir aquilo que você propôs.
  • Faça o quanto antes o que você puder: não deixe para cumprir tudo na última semana do mês, o que você puder cumprir na primeira semana, cumpra. Isso irá tirar um grande peso e te incentivar a cumprir o restante das metas.
  • Divida as tarefas grandes em tarefas menores: qualquer objetivo maior que você tiver, como uma viagem ou a compra de um apartamento, divida em tarefas menores e alcançáveis em um mês. Acredite, ajudará imensamente tanto no andamento do mês quanto na realização desses grandes objetivos.

Faça já hoje e veja a diferença no seu mês. Só não se esqueça que estamos em dezembro, um mês mais leve e com muitas comemorações, por isso, as expectativas e o número de metas têm que ser menores.

Depois não esqueça de contar como foi o seu mês mais organizado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s