Livros de novembro: os melhores livros de não-ficção

Foto: Reprodução / We Heart It
Foto: Reprodução / We Heart It

Chega começo de mês e é hora de fazer um balanço sobre o mês que passou. Como estou entrando em uma nova fase de leituras, em que deixei de lado os livros de ficção para me aprofundar nos livros de não-ficção sobre produtividade, organização, comunicação e marketing, acho que vale a pena compartilhar aqui com vocês as minhas leituras e minhas novas aquisições.

Sempre gostei de ler, mas não tinha esse hábito como algo diário. Quando algum livro que me interessava aparecia, começa a ler sem parar e sempre terminava em um/dois dias. Claro que falo de livros de ficção! Tenho um problema, porque quando começo a ler não consigo parar e isso acaba se tornando um empecilho para minha produtividade, já que ele atrapalha tudo.

Nesse ano, comecei a baixar mais livros pela internet e ler pelo iPad, o que me possibilitou ler muito mais. Achei livros incríveis que, com certeza, se tivesse em uma livraria não compraria. Eram livros de ficção, bobinhos, mas que me distraiam em alguns momentos.

Até que comecei nesse negócio de me infiltrar pelos ramos da produtividade e organização e fui buscando livros que me interessavam e falavam sobre isso. Como sou ansiosa e não me contento fácil, achei que deveria também investir em livros mais voltados para a minha área e para os meus planos futuros. Daí, então, temos a lista dos livros comprados e lidos no mês de novembro:

Livros lidos:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Vida Organizada (Thais Godinho): livro da autora do blog Vida Organizada. Nele ela traça um panorama para quem quer ter uma vida em ordem, com planos, metas e objetivos muito bem definidos. É um livro que com certeza manterei para a vida. Tem vários exercícios que são ótimos pilares para nos direcionarmos. Para quem acha que esse é um livro do tipo: como manter o seu guarda-roupa arrumado, esqueça, não é nada disso que ela fala. Tem muito mais a ver com organização para a melhoria da produtividade do que outro assunto. Vale a reflexão para a vida que ela nos leva a fazer. Recomendo a leitura.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A arte de fazer acontecer (David Allen): já falei algumas vezes sobre esse livro. Para quem já leu algumas coisas sobre GTD aqui no blog, sabe que eu estava lendo o livro que descreve o método pelas mãos de seu criador. Como tinha lido muita coisa sobre o método e sobre o livro, estava com uma expectativa bem alta e, confesso, acabei ficando um pouco decepcionada. Acho que é um livro que precisa de uma nova edição, primeiro de tudo. É bastante técnico e detalhista o que o torna bastante desinteressante em alguns pontos. Mas para quem quer saber mais sobre o GTD e quer começar a aplicar o método na vida: tem que ler. Li a versão digital e não pretendo comprar impresso.

Livros que comprei:

Como vocês podem observar, li bem pouco em novembro, mas minha intenção é ler bem mais agora em dezembro e fazer esses números crescerem a cada mês. Por isso, já comprei um arsenal de livros para não ter desculpas. Aproveitei o “Black Friday” e mais algumas outras promoções para comprar livros que valem a pena e que quero mantê-los por perto. Veja a listinha:

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

A arte da procrastinação (John Perry): comprei esse livro por causa do seu título, mas acabei me enganando um pouco em sua interpretação. Ele não é um livro para você aprender a NÃO procrastinar e sim fala porque procrastinar não é tão ruim assim. Enfim… De qualquer forma quero muito lê-lo, mas não sei se tão já. Não me lembro o preço que paguei, mas acredito que seja em torno do R$17 (ele é bem pequeno e fininho).

Branding: a arte de construir marcas (Marcos Hiller): era um dos livros que estava em minha listinha e achei na Fnac por R$9,90. Tive que comprar!!! Ele custa normalmente R$34. Super compensou né. Mas ele também é bem fininho. Espero que me ajude a entender melhor o que é Branding.

Personal Branding: construindo sua marca pessoal (Arthur Bender): não me chamem de louca por ter comprado dois livros super parecidos, mas realmente quero entender o que é Branding e aplicar em minha vida como forma de promoção pessoal. Comprei na Black Friday, mas ele não estava com um preço absurdamente barato. Paguei R$24 (se não me engano).

A cauda longa e Free (Chris Anderson): uma edição especial em que os dois livros do Chris Anderson vêm juntos e por um preço absurdamente barato – R$14. Cada um dos livros custa, em média, R$28 e eu comprei os dois pela metade do preço de um. Esses são livros que falam um pouco sobre comunicação, marketing digital e estou muito curiosa para lê-lo. Provavelmente será meu próximo livro.

Oportunidades disfarçadas (Carlos Domingos): todo mundo que eu já ouvi falar desse livro fala que ele é muito bom, por isso quero muito ler. Ele conta as dificuldades que toda grande empresa já passou e como superar isso e transformar em sucesso. Um super incentivo para quem quer abrir o próprio negócio. Também não paguei muito abaixo da médio, acho que foi cerca de R$17.

Espero que na próxima vez que faça esse post conte mais sobre os livros que li do que comprei, porque né… Mas ok, preparei o meu arsenal para as férias e agora estou munida de bons livros para passar esse mês. No comecinho de janeiro volto para contar as minhas leituras e minhas compras do próximo mês.

Ahh, para quem quiser saber mais sobre minhas leituras, é só me adicionar no Skoob.

Quais livros vocês leram ou compraram nesse mês? Algum livro da minha listinha? Deixe sua opinião, quero muito saber!

Deixe um comentário

